terça-feira, 20 de novembro de 2012

AS FACTURAS DA ENERGIA…


ENTRE os meus amigos e conhecidos não sei bem aquilo que mais odeiam: se o gás, a luz ou a água. Nenhum deles põe em causa a importância destes três bens essenciais à nossa vida, está bom de ver. Aquilo de que eles se queixam e protestam é da falta de vergonha de quem administra os respectivos fornecimentos e olham estarrecidos para os valores que cada mês as correspondentes facturas lhes apresentam.
Julgo, no entanto, que o principal alvo da fúria destes consumidores é a EDP, que tem o descaramento de apresentar quase meia factura com parcelas que não correspondem a bens de consumo. Impostos, taxas, custos e SIEG, que é um vocábulo que a EDP inventou antes da chegada dos chineses para ali meter aquilo que chama de “Serviços de Interesse Económico Geral”, e que servem para encapotar actividades estranhas, designadamente as dos seus sócios das energias renováveis.
Os pobres vão ter um inverno mais frio e os mais velhos podem adoecer com mais facilidade face a este entendimento social da EDP que, por outro lado, não regateia o seu contributo para inviabilizar muitas empresas já aflitas, as quais já poderão assim fechar, lançando mais umas centenas de portugueses no desemprego.
Bons tempos, meus amigos, os do Senhor Faísca e os da Electricidade em pó…
 -
In Sorumbático, 20 Nov 12

Sem comentários:

Enviar um comentário