segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O PERIGO DE DAR NOTÍCIAS


UM GRUPO de importantes jornalistas pede hoje que Edward Kennedy, o correspondente da Associated Press que anunciou o fim da II Guerra Mundial, receba um prémio Pulitzer póstumo.
Para além de premiar com justiça, esta pretensão quer ver cumprida uma reparação para quem foi um excelente jornalista toda a sua vida. Por vezes, cumprir as suas obrigações, ser-se honesto e comprometido e ter talento não basta para se conseguir o reconhecimento profissional, pelo contrário até pode converter-se na causa capaz de destruir uma carreira. Foi o caso de Edward Kennedy e digo-o eu, que sei do que falo.
Edward Kennedy era correspondente de guerra da Associated Press (AP) e teve a infelicidade de dar uma das mais importantes e melhores notícias da primeira metade do século XX: o fim da II Guerra Mundial! Foi aí que começou a queda em desgraça de Kennedy, ao cobrir em 7 de Maio de 1945 a rendição incondicional da Alemanha nazi na cidade francesa de Reims.
Foi então que os países aliados decretaram um embargo de 36 horas sobre esta notícia, a fim de ganharem o tempo necessário a um acordo dos anglo-americanos com os soviéticos, entre os quais havia surgido um certo desentendimento antes desta notícia se tornar oficial. No entanto, ao longo desse mesmo dia algumas rádios alemãs deram a notícia, possivelmente para alertar alguns comandos militares e para avisar determinadas figuras do regime que quisessem abandonar o país.
Ao verificar que os alemães não estavam a respeitar o embargo, Ed Kennedy telefonou para a sede da AP em Londres, ditando um artigo que, em primeira mão, anunciava ao mundo o fim da segunda guerra mundial. A notícia originou, naturalmente, um sem fim de edições especiais nos principais jornais de todo o mundo. Este facto terá causado um profundo mal-estar no governo dos Estados Unidos, que considerava que o repórter tinha desafiado a censura militar. Foi esse facto que motivou que, meses mais tarde, a AP prescindisse dos serviços de Edward Kennedy, a quem viria a ser retirada a sua carteira profissional.
A quase totalidade dos jornalistas e os grandes meios de comunicação social viraram as costas a Kennedy, que daí em diante apenas pôde trabalhar em pequenos jornais de província até morrer em 1963, atropelado por um carro.
67 anos depois de Kennedy ter anunciado ao mundo a maior “cacha” na história da AP (que eu servi durante 7 anos em Londres, Nova York e São Paulo, precisamente a partir de 1963), a  agência pediu publicamente desculpa a Edward Kennedy e reconheceu que o seu despedimento fora um erro muito grave. Agora, mais de meia centena de grandes jornalistas exige o Pulitzer para Kennedy e que o seu nome ocupe o lugar que lhe compete na história do jornalismo.
 In Sorumbático, 17 Dez 12

Sem comentários:

Enviar um comentário